:: HgO - Redes Seguras ::
:: HgO - Redes Seguras ::
:: HgO - Redes Seguras ::
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Um cantinho fora das redes, um espaço de discussão, de notícias e de opinião metodológica, mas mais do que tudo uma Paixão que tinha que saltar cá para fora!!!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  Regressar ao Website  

 

 Estilo de guarda redes

Ir para baixo 
+5
augusto patronilho
suso sousa
Correia
Admin
karkov
9 participantes
AutorMensagem
karkov




Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/05/2009

Estilo de guarda redes Empty
MensagemAssunto: Estilo de guarda redes   Estilo de guarda redes EmptyQua maio 06, 2009 1:59 am

Boa noite,

Neste momento não existe um estilo de guarda redes português, porque não existe nenhum guarda redes de referência. Desde o Vitor Baia, que foi a ultima referência nacional ao nivel de guarda redes e nessa altura tinhamos optimos guarda redes, Silvino, Pedro Espinha, Nelson, entre outros.
Agora é dificil ter referências apesar de termos bons guarda redes, Beto, Eduardo, Rui Patricio, Quim, Marco, Nelson, acho que falei nos guarda redes portugueses que são titulares no campeonato nacional, mas 90% dos planteis em Portugal são possuidores de guarda redes estrangeiros. Assim com o panorama actual no futebol profissional português é dificil ter uma escola de guarda redes.

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin



Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/04/2009

Estilo de guarda redes Empty
MensagemAssunto: HgO   Estilo de guarda redes EmptyQui maio 07, 2009 4:37 pm

Escola de GR é ter uma técnica propria...uma forma de estar pré definida e ensinada. Para mim nao existe em POrtugal e o caminho para existir é dar um passo certo para so depois começar a correr, ou seja, antes nos virarmos para os grs vamos olhar para nós. Formaçao como treinadores de guarda redes é o caminho....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.hgoredesseguras.com
Correia




Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/05/2009
Idade : 51
Localização : Região Autónoma da Madeira

Estilo de guarda redes Empty
MensagemAssunto: Re: Estilo de guarda redes   Estilo de guarda redes EmptyQui maio 07, 2009 5:21 pm

Sem dúvida.

Por isso se pergunta, para quando as certificações, formações dos treinadores de Guarda-Redes?

Em relação ao estilo de Guarda-Redes, também passa um pouco pelo tipo de futebol que a equipa pratica.

Estar a formar um Guarda-Redes, a nível técnico, físico .... não será problema, a questão põe-se a nível táctico pois será formado com o intuito de se inserir no tipo de futebol que a equipa pratica (estando nós a falar de um atleta em formação).

Lembro-me que quando jogava nos juniores, e porque tive a felicidade de ter como treinador (de campo) um ex-Guarda-Redes, este pedia-me que a bola fosse sempre distribuída com as mãos, para zonas laterais ... já nas (extintas) reservas de seniores, as indicações que tinha era para bater a bola sempre para a frente.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
suso sousa




Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/05/2009
Idade : 38
Localização : paredes

Estilo de guarda redes Empty
MensagemAssunto: Re: Estilo de guarda redes   Estilo de guarda redes EmptyQui maio 07, 2009 6:40 pm

boas.

tenho 23 anos e nao cheguei a guarda redes profissional, mas recorda-me certos episodios dos meus treinos em 2 clubes que tive nas camadas jovens, nas quais jogava nos campeonatos nacionais. e lembro.me da passagem de clube e a mudança de treino e de qualidade no meu trabalho. a diferença foi "so" o treino individual que comecei a ter com o treinador de guarda redes do plantel senior. e era motivante para nos atletas ir a esses treinos porque eramos valorizados e acima de tudo evoluiamos bastante. o treino de guarda redes faz falta ao futebol portugues para podermos ter ai sim uma referencia constante de guarda redes. este ano tive a 1 experiencia como treinador de guarda redes e foi fantastico, nao tenho formaçao academica, mas interesso-me muito por esta area, lendo varios livros sobre o assunto e sempre com pena de nao poder saber mais e formar-me nesta area. mas é gratificante ver os nossos atletas evoluir e ver toda a equipa evoluir muito por causa da confiança que é transmitida pelo guarda redes.
abraços
Ir para o topo Ir para baixo
augusto patronilho




Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/05/2009
Idade : 62
Localização : porto

Estilo de guarda redes Empty
MensagemAssunto: FORMAÇAO DE GR   Estilo de guarda redes EmptySex maio 08, 2009 2:56 am

[quote="Admin"]Escola de GR é ter uma técnica propria...uma forma de estar pré definida e ensinada. Para mim nao existe em POrtugal e o caminho para existir é dar um passo certo para so depois começar a correr, ou seja, antes nos virarmos para os grs vamos olhar para nós. Formaçao como treinadores de guarda redes é o caminho....[/quote

Concordo plenamente com o Hugo mas...gente que perceba de baliza nós em Portugal até temos (de resto tal como de treinadores de campo) só que nao sao considerados indispensáveis pela massa dirigente deste país so se lembram de nós quando sofrem golos e perdem...concordo também com a formaçao de treinadores de gr mas como em tudo neste país olha-sse
á parte monetária e de certeza que a haver esses cursos vai-sse olhar ao que se pode ganhar monetáriamente e nao ao que se vai ensinar aos alunos,e alguns alunos se calhar na prática estarao tao habilitados como os formadores...acredito nesses cursos se e como é uma fase inicial houver uma tipo pré selecçao de formadores e de forma gratis e nao um grupo de amigos que querem ganhar algum...se é que me faço entender...basta olharmos para os preços dos diversos cursos para perceber-mos o jogo de enteresses.tal como diz o Mourinho quem quiser saber algumas dicas basta comprar uns livros ou ir á net e ja as tem...dificil é ter capacidade de idealizar um treino especifico e po-lo em prática....isto de motivar um gr tem que se lhe diga porque ir ao treino é uma coisa e IR TREINAR É OUTRA COMPLETAMENTE DIFERENTE.
Espero nao ter sido mal enterpretado
abraço
Augusto Patronilho
Ir para o topo Ir para baixo
suso sousa




Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/05/2009
Idade : 38
Localização : paredes

Estilo de guarda redes Empty
MensagemAssunto: Re: Estilo de guarda redes   Estilo de guarda redes EmptySex maio 08, 2009 4:07 pm

boas. concordo inteiramente com o sr. augusto, ir ao treino é totalmente diferente de ir treinar. e nos temos que incutir isso tambem no nosso espirito de portugues. e so quando tambem mudarmos essa mentalidade possa.mos vir a falar de um estilo portugues. abraço
Ir para o topo Ir para baixo
MAR1OF




Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/05/2009

Estilo de guarda redes Empty
MensagemAssunto: GR PORTUGUES?   Estilo de guarda redes EmptySex maio 15, 2009 3:19 pm

OLÁ É A MINHA 1ª INTERVENÇÃO NO FORUM, E LOGO DE UM TEMA QUE ME APAIXONA.

O GUARDA REDES PORTUGUES, NA MINHA OPINIÃO NÃO EXISTE, AINDA, OU MELHOR EXISTE MAS EM NADA NOS PRESTIGIA.
ESTIVE EM MAIO DE 2008 EM NEWCASTLE COM O SIMON SMITH A RECEBER ALGUMA FORMAÇÃO ESPECIFICA EM TREINO GUARDA REDES,E EM CONVERSA, FALAMOS DO ESTILO DO GUARDA REDES PORTUGUÊS, SÓ CONHECIA A FUNDO 2 (VICTOR BAIA E HILÁRIO), E JÁ TINHA OUVIDO FALAR EM VÁRIOS (RICARDO, NUNO ESP.SANTO, QUIM, DANIEL FERmais uns que não me recordo, ).
Não me conseguiu definir o guarda redes portugues, mas identificou-o como a escola latina de guarda redes.no entanto continuam a ter como referência e atraves de um estudo apresentado na acção em que estava, que o g redes Tipo Portugues com as seguintes caracteristicas:

ALtura: Baixo 1.76 a 1.82
Pés :mediocre
Cruzamentos : Mediocre
Distribuição :Mediocre
Bolas altas: Eficaz mas incompleto (talves ao no blocar bolas)
Bolas baixas :Good
Posicionamento Mediocre
1x1 Strong

E como foto ilustrativa mostraram o saudoso Bento e o Silvino(1 que jogou no espinho)

Enfim fiquei a saber o que pensam no estarngeiro sobre nós.

SUGESTÕES E IDEIAS PARA ALTERAR ALGUMA COISA

1 Antes de mais dar formação e certificação aos treinadores , para que então se possam chamar de treinador de guarda redes , neste momento em portugal existe 1 treinador guarda redes e todos nós (os outros) se auto intitulamos treinador de guarda redes, uns porque gostam, outros porque naõ teem jeito para mais nada, outros porque receberam alguma formação especifica mesmo que no estranjeiro e sem equivalência a nada (meu caso), etc etc
2 Criar a associação de treinadores de guarda redes
3 é fundamental os clubes principalmente os 3 grandes( pois os g r a maioria saiem desses clubes) mudarem a metodologia de treino na formação para os guarda redes, enquanto esses clubes não mudarem na formação não teremos guarda redes de Top.

Continuo a achar que existe um lobbie para os antigos Guarda redes que é o de se manterem em clubes como tr de guarda redes quando muitas vezes não estao habilitados para tal, concordo que a experiencia seja importante e não retito merito a quem p tem, mas desde que devidamnete habilitados para o efeito, e parece me a mim que em Portugal não existe Vontade de habilitar treinadores de guarda redes. Consequencia é,,,,,,,,,,,,,,, comprar estrangeiros.............

São somnete opiniões pessoais, discutiveis epolémicas ou não, tudo o que diga respeito a treino de guarda redes contemn comigo, quanto amis não seja para debate de ideias, pois é esse debate que nos fará evoluir, até breve Mario Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
Romantico




Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/06/2009
Idade : 50
Localização : Mem Martins

Estilo de guarda redes Empty
MensagemAssunto: Re: Estilo de guarda redes   Estilo de guarda redes EmptyQui Jun 04, 2009 11:52 pm

Boa Noite.

Não existe um estilo de GR no meu ver, existe sim uma mescla de tendencias dentro de cada atleta, e , no caso de Portugal essa tendencia é negativa por faltaram qualificações nos tecnicos que os representam.

Não existe escola pelo simples facto de não existirem Professores qualificados.

Não existe escola porque não interessa conforme já aqui foi dito. Não existe na estrutura profissional dos clubes lugar para os Gr em final de carreira a não ser na E. Tecnica e para o lugar especifico do treinador de GR, logo, eles proprios um pouco como na classe medica, defendem-se uns aos outros com unhas e dentes. Enquanto assim for nada há a fazer. Naturalmente que um bom GR não faz um bom tecnico.

Assisti durante esta época a situações caricatas no clube onde estou e em clubes contra os quais jogamos. Vi Gr que só o eram pela sua compleição fisica. Vi inumeras barbaridades cometidas contra Gr de qualidade superior mas, de acordo com o que se acredita serem os requisitos fisicos, nenhum deles teve a possibilidade de provar a sua qualidade.

Temos de acreditar que a formação em primeiro lugar dos técnicos é que poderá fazer a diferença. As mentalidades têm de sofrer mudanças. Os Tecnicos principais têm de olhar para dentro e perceber que o Gr é de facto o elemento mais importante da equipa.

Sim á escola de GR, não ao intuito do lucro.

Pessoas como o Hugo Oliveira são fundamentais pela qualidade que apresentam, pela mentalidade jovem e futurista.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
neco




Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/06/2009

Estilo de guarda redes Empty
MensagemAssunto: o guarda redes portugues mudou   Estilo de guarda redes EmptySáb Jun 13, 2009 2:23 pm

ola,em 1º lugar felicitar o hugo(que nao conheço pessoalmente)por este espaço criado para nos guarda redes e para todos os que estao interessados no treino de guarda redes.sinceramente penso que o estilo tipico do guarda redes portugues esta se a perder por um conjunto de factores que tem influenciado essa mesma alteraçao.eu vou enumerar alguns desses factores que eu acho que fizeram alterar esse nosso estilo,para que depois possamos tambem discutir sobre isso.o vitor baia, o quim, o tiago (sporting) sao o exemplo do guarda redes tipicamente portugues,muito bons tecnicamente, nao muito altos,dentro dos postes muito fortes,nao tao bons no jogo aereo,e nao tao bons com os pes ,mas todas estas caracteristicas nasceram com eles e nao foram exploradas como hoje começam a ser com os miudos que estao aparecer.estes guarda redes que falei estao na minha faixa etariae e eu lembro me perfeitamente que o nosso treino era feito por um treinador qualquer que ia para a baliza connosco e estava ali 20 ou 30 minutos a rematar sem nos chamar atençao,sem nos corrigir sobre algum gesto menos correcto ,porque esse treinador nao tinha habilitaçoes para nos corrigir ou ensinar algo,muitas vezes ex.guarda redes que acabavam de jogar e ficavam a treinar g.r. mas que lhes passavam aquilo que tinham feito com eles ,ou seja os remates a baliza ,as cambalhotas e pouco mais.
hoje , os miudos que estao a começar começam a ter(ainda que poucas)pessoas mais capazes para lhes passar tudo aquilo que hoje um g.r. tem que ser,muito concentrado ,muito atento,muito" chato"com os colegas da defesa ,e dpois a parte tecnica como estar na baliza ,como jogar fora dos postes em situaçoes em que a equipa esta em ataque(a nos nao nos ensinavam isso e nos estamos muitas vezes dentro dos postes),como jogar quase como libero e para mim a maior alteraçao ,o jogo de pés,hoje muito importante e muito valorizado por toda a gente, mas para mim e é a minha opiniao o g.r.tem que ser bom é na baliza e com as maos e nao tanto com os pes.de resto dizer que concordo com a opiniao do meu amigo patronilho e dizer que é bom a existencia destes debates para se poder melhorar o treino e fazer se melhores guarda redes.
por fim dar um abraço a todos nos guarda redes e dizer que nao ha no futebol nem na vida sensaçao tao boa,tao reconfortante como aquela que nos g.r. sentimos no fim de um jogo em que a nossa equipa ganha e nos sentimos que contribuimos para isso.um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Marco Pereira




Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/12/2009

Estilo de guarda redes Empty
MensagemAssunto: Re: Estilo de guarda redes   Estilo de guarda redes EmptySeg Dez 21, 2009 1:50 am

Antes de mais Boa Noite!
Felicitar o "mister" Hugo pelo excelente trabalho realizado numa posição do terreno, que, perante a realidade do futebol, é vital, o Guarda-Redes. Antigamente, o Guarda-redes era aquele jogador que não tinha muito jeito para jogar, como nós dizemos na gíria, à frente e servia somente como um, desculpem o termo, último "meco" para um equipa atingir o golo. Contudo, devido à constante evolução no futebol, que foram desde regras até mesmo aos modelos implantados nas equipas e formação, o guarda-redes tem vindo a mostrar-se cada vez mais útil no seio de uma equipa. O guarda-redes agora não está lá só para defender, mas também é o primeiro elemento na construção de jogo ou até mesmo nas transições rápidas ou mudanças de velocidade no jogo. Sobre a questão colocada, o "protótipo" de guarda-redes português existe, contudo, pode não ser o nosso ideal. Para se idealizar um guarda-redes tipo existe várias vertentes que se tem de ter em conta (minha opinião lá está):
Capacidade técnica individual
Equilíbrio psicológico e emocional
Fisionomia do atleta
Realidade futebolística portuguesa
Modelo de jogo implementado no clube onde estamos inseridos
Dentro destes parâmetros existem sub-parâmetros que não vou estar para aqui a mencionar, porque eu não sou ninguém para explicar. Agora cabe aos clubes apostarem nesse treino especifico. Perante todos os parâmetros que mencionei, cabe ao formador/educador/gestor de Homens = Treinador criar metodologias de treino para conseguir os objectivos traçados no modelo de guarda-redes estipulado. Resumindo, existem as tais ditas escolas de guarda-redes, contudo, é preciso os clubes portugueses perceberem que temos de trabalhar muito e criar condições para, desculpem lá a comparação mas assim fica mais fácil de todos perceberem, surgirem os "Cristianos Ronaldos" das balizas. Projectos com cabeça tronco e membros são necessários para a elaboração desse guarda-redes modelo, tal como se tem vindo a especificar e implementar os modelos de jogo nas formações, tem que se implementar o modelo de guarda-redes também, derivado a que o guarda-redes é uma posição de grande grau de especificidade.
Boa noite a todos e parabéns Hugo Oliveira

Marco Pereira
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Estilo de guarda redes Empty
MensagemAssunto: Re: Estilo de guarda redes   Estilo de guarda redes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Estilo de guarda redes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Deixe-nos a sua opinião?
» Porque nao uma associação de treinadores de Guarda Redes?
» [b]Federação Egípcia proibe contratação de guarda-redes estrangeiros, para quando em Portugal ?[/b]
» redes da liga
» Redes da Liga

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
:: HgO - Redes Seguras ::  :: Fórum Metodológico :: Existe um estilo de Guarda–Redes Português? Ou seja existe uma escola de Guarda–Redes Portuguesa? Se não porquê e o que fazer para que exista?-
Ir para: